Suspeitos de falsificar documentos de clientes da Caixa em golpe de R$ 42 milhões são presos no RS, diz PF
21/10/2025
(Foto: Reprodução) Suspeitos de falsificar dados de clientes da Caixa para furtar dinheiro de contas são alvo da PF
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal (PF) prendeu suspeitos de fazer parte de um esquema de falsificação de documentos de clientes da Caixa Econômica Federal para furtar dinheiro de contas bancárias. Há vítimas do golpe no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O crime teria movimentado mais de R$ 42 milhões, de acordo com a investigação.
De acordo com a PF, o caso foi descoberto quando três estelionatários foram presos em Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. Eles foram flagrados quando saíam de uma agência bancária na cidade com dinheiro de vítimas. O trio teria usado documentos falsos e cadastro irregular de biometria para conseguir fazer os saques.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os policiais descobriram que os dados de vítimas eram obtidos ilegalmente e documentos eram falsificados a partir deles. A fraude também acontecia por meio cancelamento de cartões via telefone: os criminosos, com os dados obtidos ilegalmente, solicitavam a segunda via, e o envio era para endereços ligados ao grupo criminoso. Com os novos cartões, os criminosos tinham acesso a dinheiro das vítimas.
No total, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão nas seguintes cidades:
Mandados de busca e apreensão
Balneário Camboriú – 1
Brasília – 1
Camboriú – 5
Itajaí – 3
Porto Alegre – 1
Mandados de prisão preventiva
Balneário Camboriú – 1
Brasília – 1
Camboriú – 5
Itajaí – 4
Porto Alegre – 1
Houve o sequestro de 17 veículos e um imóvel. Os valores obtidos com as ações judiciais devem ser usados para ressarcir as vítimas.
Os suspeitos devem responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidades documentais, além de lavagem de dinheiro.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Tudo sobre o RS