Ventania de 100 km/h causa estragos no RS e Defesa Civil avalia se fenômeno foi um tornado
19/01/2026
(Foto: Reprodução) Vendaval atinge Pinheiro Machado
Vendavais foram registrados na tarde de domingo (18) em Pinheiro Machado, município da Região Sul do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil do município, as rajadas ultrapassaram os 100 km/h, provocando danos em residências.
A Defesa Civil do Estado avalia se foi um tornado que passou pela cidade gaúcha. O fenômeno também pode se tratar de uma microexplosão.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nesta segunda-feira (19), os moradores atingidos, na localidade do Passo do Machado, trabalharam na reconstrução. A comunidade fica a cerca de 15 quilômetros do centro de Pinheiro Machado e registrou queda de árvores e danos em residências e na rede elétrica.
Um dos moradores que teve sua casa atingida foi Darci Correia Viana. A frente do galpão da residência também acabou caindo. Ele conta que ele e a esposa se esconderam embaixo de uma mesa para se proteger.
“Foi um vento horrível e com chuva. Só que o vento vinha derrubando tudo, derrubando o galpão, caixa d 'água, derrubando árvores, tinha árvores aqui de 30 anos, plantada, derrubou tudo. Foi um horror.”
Segundo a Defesa Civil municipal, dez casas foram destelhadas. Lonas foram distribuídas.
Ventania de 100 km/h causa estragos em Pinheiro Machado
Outras cidades
Além disso, uma nuvem funil foi avistada na região central do estado, em Cachoeira do Sul, e surpreendeu os moradores.
A região da Serra também foi atingida por ventos fortes. Em Canela, uma estrutura que tinha sido montada bem na região central da cidade para as atrações do Natal, atrações que terminaram no domingo, ficou destruída. Ninguém se feriu.
Ventania de 100 km/h causa estragos em Pinheiro Machado
Mariana Muza/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS